terça-feira, 30 de agosto de 2011

Conselho



 Rev. Luiz Eduardo
O Conselho da Igreja é formado pelos pastores e presbíteros e a ele compete a administração da igreja local.

O presbítero é o representante imediato eleito pela igreja e ordenado pelo Conselho, para, juntamente com o pastor, exercer o governo e a disciplina e zelar pelos interesses da igreja a que pertencer, bem como pelos de toda a comunidade, quando para isso eleito ou designado.




         
      CONSELHO
Rev.
Luiz Eduardo
98175791
Pb.
 Horácio
2783-4076
Pb
. Denílson
99416514

Pioneiros da Evangelização Presbiteriana em Italva




O Êxodo de irmãos Presbiterianos das zonas Rurais para os grandes centros não é, como se costuma pensar, fator de desagregação da família Presbiteriana. Esses irmãos que partem, vão depois, unindo-se, organiza-se em novas comunidades evangélicas, engrossando assim as fileiras o exército Presbiteriano em nossa terra. Italva é um exemplo. A grande fábrica de cimento Paraíso trouxe os irmãos de Cachoeirinha a fim de salários melhores. A primeira família foi a do irmão Democracino dos Santos em 1959. Logo após os irmãos Dolor Schausse, Evanilton Cruz, Isaias Braga, Waldemir Schausse, Araci Mendel e Isaltino Loroza. A Igreja começou como ponto de pregação na casa do irmão Araci Mendel, era Pastor da Igreja o Rev. Gedeão de Paulo. Depois na casa do irmão Isaias Braga, sendo na condução do Rev. José Augusto Grassini, um homem de visão. Torna-se Congregação em 1960. De 1961 a 1965 era Pastor o irmão Cláudio Wagner. 

Em 07 de agosto de 1961 a Congregação adquire um terreno onde passa a funcionar os cultos. Esse terreno dobra de tamanho com a doação do irmão Isaías Braga. Depois de tentativas da Prefeitura de Campos em embargar a obra, Deus envia o vereador Amaro Gomes de Almeida, que intervém solucionando o problema. Em 15 de julho de 1962 é lançada a pedra fundamental do templo. Em primeiro de março de 1964, assume a Congregação o Pastor Gedeias V.P. Queiros e em 29 de março de 1964 o templo é inaugurado. O culto foi uma benção, vários pastores, autoridades civis estavam presentes. O pastor da igreja conduziu a liturgia e o pastor João Gomes neto pregou e recebeu novos membros. O pastor Hélio de Oliveira Arruda assume a Congregação em 1965. Nesse ano o conselho solicita ao PCMP a sua emancipação. No dia 11 de janeiro o PCMP nomeia uma comissão especial de organização sendo: Pastores Claudio Wagner, Benjamim César, Hélio Arruda e os Presbíteros Anselmo Pinto das Dores, João Lúcio Pereira e João Noet. Os irmãos de Cardoso Moreira nos ajudaram de forma misericordiosa parando temporariamente a sua construção para ajudar a nossa assim como os irmãos da sede Cachoeirinha e irmãos da Congregação de Alegria. 

Em 12 de março de 1966 é organizada a Igreja Presbiteriana do Brasil em Italva. Nesse dia foram arrolados os membros fundadores: Etelvino Jonas de Souza, Corina Fontes de Souza, Maria Emilia de Souza, Elbon Fontes de Souza, Carmem Jonas de Souza, Carlos Jonas de Souza, Tales de Assis Nogueira, Ado Grassini, Lici Vares Grassini, Samuel Grassini, Elza Castro Grassini, Maria Lucia Grassini, Isaias de Aguiar Braga, Neuza Nilce Castro Braga, Emilson Vieira Isaltino Loroza, Denair Loroza, Maria das Graças Loroza, Araci Mendel, Doracy Coelho Mendel, Hilda Gomes de Aguiar, Marly Vieira Schausse, Marinete Vieira Schausse, Zilá Gomes Gonçalves, Alcebíades Loroza, Cleonice Mendes, Paulo Mendes, Celina Gonçalves, Zilmar Vares de Oliveira, Zely Moreira da Silva Nunes, Judith Guimarães, Sidnéia Aguiar Gomes, Maria Moraes da Silva, Derly Campanha Mendel, Dair de Souza Azevedo, Leonídia Gomes Braga, Maria Madalena Cruz, Abel José de Oliveira, Iriete Carlos Pontes, Jeremias Loroza, Joel Pereira, Fernandina Maria Loroza, Ezequiel da Silva Braga, Evaristo Cruz, Mariana da Silva Cruz, Waldemir Schausse, Vilma Loroza, Luzia Loroza, Teodora Maria Pires, Rosa Maria Faustina, Edie de Oliveira, Ana Assis, Ana Assis Filha, Laerte Laurentino, Ercílio Coelho da Silva, Nilda Faustina, Daí em diante a igreja se viu num grande chamado para a salvação de almas em nosso distrito. 

De tempo em tempo Deus levanta homens para este trabalho, e chama pastores para conduzir o povo. 1°  Pastor Gedeão de Paulo, 2° Pastor Hélio de Oliveira Arruda, 3° Pastor José Augusto Grassini, 4° Pastor Pedro Marchon Braga, 5° Pastor Alecil Amaro dos Santos, 6° Pastor Benedito Carlos Cherene Viana, 7° Pastor Adalberto Ribeiro, 8° Pastor Caruso Godinho, 9° Pastor Jonatas de Castro, 10° Pastor Zenilton Amaral Coutinho, 11° Pastor Luiz Cláudio Freitas do Nascimento, 12° Pastor Jonas Carvalho da Silva, 13° Pastor Elizeu Martins Santos, 14° Pastor Isaac Vieira de Araújo, 15° Pastor Maurício Souza Lima e 16º Pastor Paulo Duarte Neves. Oremos ao Senhor da Igreja que nos ajude a fazer somente o que Ele ordenar!


Junta Diaconal


O diácono é o oficial eleito pela igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente:

  • À arrecadação de ofertas para fins piedosos;
  • Ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos;
  • À manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino;
  • Á exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.



         
         
                                            JUNTA DIACONAL
Dc.
Carlos Alberto
99855030
Dc.
Lucas Gomes
97064489
Dc.
Lucas Pedersane
99338858
Dc.
Mário Lúcio
99993631
Dc.
José Luiz
98924842